Notícias & Negócios > Alcoa fornece alumínio para embarcação que atenderá as demandas do pré-sal

Companhia forneceu 15,6 toneladas de alumínio extrudado para Zeppelin Systems Latin America, responsável pela estrutura do novo barco

Barco BS Maresias - Estrutura toda de Alumínio

 

São Paulo, 17 de dezembro de 2013 – A Alcoa, líder mundial na produção de alumínio primário e alumínio transformado, forneceu 15,6 toneladas de alumínio extrudado para a produção da quarta embarcação do Plano de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam), da Petrobras, para atender às demandas do pré-sal. O mais novo componente da frota, o BS Maresias, possui toda a sua estrutura de alumínio e foi soldada e fabricada pela Zeppelin Systems Latin America. O barco comporta 150 toneladas de carga, 60 passageiros, 40 m3 de água doce e 138 m3 de óleo diesel, com velocidade de cruzeiro de 25 nós – equivalentes a 46 km/h. 

“Estamos muito orgulhosos em participar de um projeto desse porte. Essa parceria demonstra, mais uma vez, o quanto a indústria nacional é capaz de atender tecnicamente, com produção, inovação e mão de obra local. Devido ao peso do alumínio, o uso da matéria-prima possibilitou rigidez e velocidade maiores. No transporte de pessoas e material, a velocidade é fundamental, principalmente quando as plataformas ficam muito distantes da costa - até 300 km da costa”, explica Anderson Oba, gerente de Marketing & Planejamento Estratégico da divisão de Extrudados da Alcoa América Latina & Caribe. 

A Brasil Supply – associação entre Cotia Trading, Petrobras Distribuidora, Grupo Suzano e Grupo Gerhardt Santos – é a empresa que realizou a entrega para a Petrobras da quarta embarcação de um lote de 17 navios contratados. A companhia contratou a Zeppelin, parceira da Alcoa há aproximadamente oito anos, para a realização dos serviços de edificação do casco e da estrutura do novo barco. “O trabalho foi uma demonstração da excelência da tecnologia disponível no Brasil. A Alcoa com seus extrudados e a Zeppelin com capacidade de fabricação de alta qualidade na execução de um projeto de ponta. O projeto confirmou as grandes vantagens da fabricação de barcos em alumínio. Ainda serão fabricados mais 16 barcos com comprimento entre 30 e 48m com alumínio da Alcoa”, ressalta Ricardo B. Santos, diretor da Zeppelin. 

Veja o filme da prova de mar do BS Maresias, clique na imagem abaixo para assistir.

 

Sobre a Alcoa 

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima segunda vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo. 

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária de 18,2% na companhia Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora brasileira de bauxita, matéria-prima do alumínio, localizada no oeste do Pará; e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. Em 2013 foi considerada a empresa mais sustentável no seu setor de atuação e na categoria Relação com os Fornecedores do Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

 

Sobre a Zeppelin 

A Zeppelin Systems Latin America é uma empresa alemã, com fábrica em São Bernardo do Campo, SP, que lidera as atividades de fabricação de qualidade em alumínio, aço inoxidável e outros para a indústria de Oil & Gas, embarcações de alumínio e vagões de alumínio para as novas linhas de monotrilho em processo de instalação em várias capitais brasileiras hoje. A empresa é qualificada por líderes mundiais, tais como Petrobras, Rolls-Royce, Hitachi, Bombardier, GE, Marinha do Brasil, Vale, Anglo American, etc. 

A Zeppelin Systems Latin America também é reconhecida por sua liderança em sistemas de ensilagem, dosagem, transporte, carga e descarga de materiais nas indústrias químicas, petroquímicas, alimentícias, de borracha e pneus, minerais e cimentos, etc. 

As atividades da Zeppelin no Brasil tiveram seu início em 1976.

 

CDI Comunicação Corporativa 

Sefirah Ambrizi (11) 3817-7908 | sefirah@cdicom.com.br

Everton Vasconcelos (11) 3817-7947 | everton@cdicom.com.br

Anaísa Silva (11) 3817-7925 | anaisa@cdicom.com.br

Publicidade